Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Micropaisagem

Micropaisagem

19
Jul17

Paterson - Filme

 

Pode uma história ser contada sem o mal? Escrevi um romance assim, que a minha editora quis publicar, para minha surpresa, e que foi uma miséria de vendas. Pior que isso, para mim, foi perceber que entre os que o leram, ninguém tinha reparado no mote, no meu propósito. Ou seja, a resposta é que um história pode ser contada sem o mal estar presente, mas é necessário que seja bem contada.

Se eu falhei, Jim Jarmusch, com Paterson, triunfa.

Durante uma semana seguimos Paterson, um poeta que escreve só para si,  e cuja profissão é conduzir autocarros na cidade de Paterson (sim, os nomes são os mesmos). Dividido em blocos correspondentes aos dias que vão passando, percebemos que o personagem tem uma rotina bastante rígida. Paterson vai registando os seus poemas num caderno e estes são baseados em pequenos pormenores dessa rotina. Por exemplo, reparando numa caixa de fósforos enquanto toma o pequeno-almoço, vai escrevendo ao longo do dia um poema que, em voz off, vamos ouvindo ser construído.

Paterson é também o nome de um livro do poeta William Carlos Williams, autor por quem o personagem principal tem grande admiração. Esse fascínio está impregnado no filme e acaba por se tornar decisivo.

Com um ritmo calmo, bem filmado e com um desempenho enorme de Alan Driver, Paterson é um filme de personagens cheias de bondade, embora com falhas. Nesse sentido parece-me ser um elogio à forma como as pessoas boas vivem no meio da rotina da vida quotidiana. Há um esforço sincero por compreender o outro que tem os melhores resultados. O melhor exemplo disso talvez seja a relação de Paterson com a mulher. Muito diferentes, ambos se apoiam de um modo incondicional.

O filme Paterson, quanto a mim, é sobre a bondade e sobre a criação artística a partir dos pequenos pormenores do dia a dia e de como ambas são possíveis. É o que acredito, também.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D