Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Micropaisagem

Micropaisagem

20
Out17

Criação

Leio uma entrevista de Sara Tavares à hora de almoço e fico com desejo de estar em casa a melhorar aquela música em que ando a trabalhar. A seguir, leio uma outra de Jonathan Franzen e desejo estar em casa a avançar com o romance, que vai já com mais de 40 mil palavras e que estou a escrever há meses.

Noto as vontades e fico a pensar sobre elas. De onde terão vindo? Porque são tão primárias em mim?

Uma outra ideia surge, agregando-se: o desenho que, tal como a escrita ou a música, me alimenta de um modo tão misterioso como óbvio.

Tento recuar e vou por aí, cruzando anos e épocas até chegar às muitas horas passadas sozinho na infância.

Primeiro o desenho. As revistas e os álbuns de banda desenhada lá de casa que me fizeram querer aprender a desenhar. Lembro-me de ter 10 anos e de estar muito feliz por ter compreendido como se desenhavam mãos, mais precisamente a forma como o polegar se articula com o resto dos dedos.

Depois a música. Adolescência infeliz que a guitarra veio contrabalançar. Horas e horas naquele quarto minúsculo, maravilhado com a harmonia e suas matemáticas improvisadas que me abririam as portas para tocar em bandas.

Por fim, a escrita. Nascida da leitura, e  inicialmente confessional, haveria depois de se focar na engenharia de histórias longas, no gosto pela ficção e seus mecanismos.

Então, espantado, percebo que os meus dois grandes amigos, para mim como irmãos, estão ligados a isto. Um, com o qual toquei e fiz música na juventude, e outro com o qual, antes de ambos termos romances publicados, passei horas a falar sobre livros, autores e escrita.

A solidão precoce, de onde nasceu a minha vontade de criar, acabaria por me trazer os meus dois amigos mais próximos. Talvez seja por isso que ela, embora visita rara, é um traço do meu caráter que acarinho.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D