Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Micropaisagem

Micropaisagem

24
Jul17

A Riqueza das Afinidades

 

Os Low apanharam-me com uma música chamada Holy Ghost. Foi numa tarde de facebook, há muitos séculos atrás, em que cliquei no link que um amigo colocou. Depois desse tema ouvi outros, muitos outros e muitas vezes, de modo que hoje tenho um conhecimento sofrível da discografia da banda americana. Desde essa altura, e não sendo alguém que normalmente tenha listas de preferências, passei a considerar os Low como uma das minhas bandas preferidas. Cada vez mais longe do pop e do rock, e muito mais emerso nesse oceano gigante, muitas vezes muito pouco Pacífico, que é a música dita clássica, os Low são os a que mais retorno quando Dvorak, Sibelius, Mozart e companhia não bastam.  Assinalados no mapa como portos seguros estão ainda os Radiohead, Porcupine Tree, Death Cab For Cutie e Stevie Ray Vaughan.

Explicar porque gosto tanto de ouvir os Low - de ouvir tão naturalmente os Low - é escusado. Não consigo, mesmo que tente. Como por exemplo, talvez seja do minimalismo, mas como conciliar o gosto pela complexidade dos Porcupine Tree e do seu rock progressivo? Pode-se explicar pela incrível - mágica, caraças, é mágica - harmonia das vozes do casal Alan Sparhawk‎ e Mimi Parker mas, então, como colocar na mesa o raspar bourbon da voz texana de Vaughan? Ou talvez seja da lentidão, mas como então o frenesi dos Radiohead? E como referir a sua aparente e deliciosa ruralidade sem colocar também me lembrar da pop urbana dos Death Cab For Cutie?

Talvez seja essa a maravilha: existir dentro de mim a capacidade de incluir o diverso de que gosto - aceito, amo, admiro - por razões muitas vezes opostas entre si. Uma resignação satisfeita ao não saber explicar e ao gostar. É uma boa parte da vida.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D